Sexo, Amor & Crônicas

AOS QUARENTA!

Quanto mais o tempo passa, mais feliz eu me faço. Parece autoafirmação necessária, uma sobrevivência do orgulho, mas não é. Basta que eu me olhe no espelho e reflita. 

Chegar aos 40 sempre foi motivo de preocupação. Lembro da minha crise dos 30, bêbada, desorientada, com aquele namorado que só atrasava minha vida. Na época eu me achava feliz, mas também não gostava de comer sushi e achava o Brasil um país legal pra se viver. As coisas mudam. De Cosmopolitan, hoje já aprecio um Bourbon. Aprendi a cozinhar risoto e descobri que minha vida perfeita seria na realeza francesa do Século XVIII. Faço meditação e estou estudando italiano. Nunca fui tão ativa em toda a minha vida.

Não é só a expectativa de vida que mudou, a realidade me permitiu ir além. E por que eu deveria ficar parada? A geração dos meus pais criou vínculos estáveis, eu desejo laços eternos, quando e como eu quiser. Na brevidade de uma paixão fugaz ou na certeza de um amor verdadeiro. Me sinto jovem, no corpo e no espírito. Não queria voltar aos 20, como muitas amigas me dizem: “com a cabeça que tenho hoje”. Talvez para cometer algumas loucuras, naqueles pensamentos que não revelo a ninguém. Mas quero meu corpo de agora, quente pelos anos vividos, minha mente aberta de vontades plurais e meu coração juvenil, sempre infante na arte de amar. Que delicia essa mistura de adolescência com maturidade.

Ao entrar na fase dos “enta”, a gente se assusta. O número pesa, olhamos pra trás e a visão quase não alcança todo o caminho percorrido. E que fantástico perceber onde chegamos, que ainda posso fazer tanta coisa. Muito mais do que eu achava que podia com meus 20 ou 30. Não sei se a vida começa aos 40, mas acredito que um novo ciclo se inicia, de um jeito que nunca vivi, pois o novo só chega para quem olha em frente.

Auge físico, intelectual, sonhos e certezas. A única crise dos meus 40 é saber onde vou comemorar. Parabéns pra mim!

Um comentário no “AOS QUARENTA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *